Uma questão de palavras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como Escrever Cenas de Sexo

Ir para baixo

Como Escrever Cenas de Sexo Empty Como Escrever Cenas de Sexo

Mensagem por Selina Qua Jun 10, 2009 4:55 am


Se você pensa que vou explicar como escrever uma cena de um filme pornô, pode esquecer. O objetivo desta dica é apresentar os fundamentos para uma boa cena de sexo que se encaixe em um romance, mistério, policial, drama, terror, fantasia, etc. Repare que usei a palavra "encaixar" e este é o ponto fundamental a ser considerado quando você decide inserir uma relação sexual no meio do seu texto. A cena deve, obrigatoriamente, acrescentar alguma coisa à trama, seja um novo elemento que ajude a esclarecer um mistério ou uma característica de um personagem que, até então, não havia se manifestado. O importante aqui é que ela faça parte do todo e não seja apenas um relato pornográfico gratuito, sem qualquer função no desenrolar da história. O que você quer, na maioria das vezes, é uma cena de amor com conteúdo sexual e não o ato sexual puro e simples.

Normalmente, uma cena de sexo serve para mostrar:

- Aquisição: como a conquista de um novo amor.

- Retenção: o momento em que o casal reforça seus laços e a união fica ainda mais forte na trama.

- Perda: um adeus, uma despedida desejada ou não.

A cena pode, e deve, mostrar a intimidade entre os personagens, assim como usar elementos como o fingimento ou insatisfação para estabelecer o clima da relação como um todo.

Para ajudá-lo a decidir como a cena deve ser escrita, vou deixar algumas perguntas para reflexão:

- Qual o real objetivo da cena?

- Que tipo de conflito ou harmonia entre os personagens você deseja mostrar?

- Quão explícita deve ser a cena?

- Qual será a influência desta cena nos capítulos seguintes?

Lembre-se que, como na vida real, nem sempre uma relação sexual é perfeita. Pode acontecer de um dos parceiros falhar, o ato ser interrompido por algum fator externo ou um dos dois pode se arrepender e desistir. Não esqueça do ambiente. Um dos personagens pode estar "desligado" do momento, por estar preocupado que o bebê comece a chorar. Um quadro com a foto do pai da moça pode deixar o rapaz incapaz de seguir adiante e por aí vai.

Aqui valem as mesmas regras de "Como escrever lutas e combates": é preciso estabelecer claramente qual é o personagem que detém o ponto de vista (POV - vide dicas anteriores sobre o assunto) e mostrar a cena através deste personagem. O que o personagem está vendo, sentindo, pensando? Se você se colocar no lugar deste personagem, ficará muito mais fácil escrever a cena.

Cuidado com o tom da cena. Você deve definir antes, se a cena será engraçada, séria, romântica ou erótica e usar as palavras adequadas. Compare duas versões de um mesmo trecho de cena e entenda o que quero dizer:

Versão 1:

Clarisse sentiu o corpo estremecer quando Lauro tocou seus seios, enquanto a beijava suavemente. Ela só conseguia pensar o quão feliz seria sua vida dali para frente. Agora que havia conquistado o homem da sua vida, nada mais importava. Ele começou a desabotoar sua blusa e ela soltou um suspiro quando aquela mão quente e forte apertou suavemente seu seio esquerdo...

Versão 2:

Clarisse quase teve um treco quando Lauro meteu a mão em seus peitos, enquanto tacava-lhe um baita beijo na boca. Ela só conseguia pensar na idiota da Sheila, que deixara escapar um pedaço de homem daquele. Ele começou a arrancar sua blusa e ela quase gozou quando aquela baita mão quente e forte espremeu seu seio...

Diálogos durante cenas de sexo são importantes para dar vida e realismo, mas atenção: eles devem ser interessantes e não apenas "Eu te amo... eu te amo...".

Evite interromper uma seqüência de cenas de ação com uma cena de sexo. Isso pode levar seu leitor a ficar se perguntando: "Quem é esse cara que tem tempo para namorar enquanto está sendo perseguido por bandidos?" Em alguns casos, é melhor deixar registrado para o leitor que uma cena de sexo aconteceu, do que descrever a cena em detalhes. Fiz isso em Teia Negra e funcionou muito bem.

Julio Rocha
Selina
Selina
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 119
Idade : 41
Emprego/lazer : Estudante, escritora
Humor : Feliz
Email : selina307@gmail.com
Data de inscrição : 10/09/2008

https://umaquestaodepalavras.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos