Como Escrever Lutas e Combates

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como Escrever Lutas e Combates

Mensagem por Selina em Qua Jun 10, 2009 4:54 am


Leia a cena de luta abaixo:

Antônio ainda estava sentado na mesa do bar quando recebeu o primeiro soco. Ele virou repentinamente e viu Ricardo em pé ao seu lado, chamando para uma briga. Antes mesmo de levantar, deu um chute na perna de Ricardo, fazendo com que seu oponente perdesse o equilíbrio e quase caísse.

Ricardo não demorou a desferir um outro golpe, desta vez abrindo um talho nos lábios de Antônio. O grandalhão, agora ferido, jogou seu corpo sobre Ricardo, que caiu batendo com a cabeça no chão e ficando desacordado. A luta estava encerrada.

O texto acima narra uma luta entre Antônio e Ricardo. Isto já é um problema, pois o ideal é mostrar e não narrar. Outro ponto que torna a cena fraca e desprovida de emoção é o fato de não existir um personagem com o ponto de vista . A cena é vista "de longe" pelo leitor, que não fica emocionalmente envolvido. Os nomes dos personagens são repetidos muitas vezes, o que também afasta o leitor da cena.

Agora vejamos a mesma cena escrita de forma diferente:

Antônio estava distraído, sentado, saboreando sua cerveja gelada quando sentiu um forte impacto atingir seu queixo. Levou alguns instantes para que percebesse o que acontecia. Tentando ignorar a dor que sentia, girou a perna por baixo da mesa e atingiu seu oponente, que cambaleou e quase caiu.

Na noite anterior, ele dormira em um motel, acompanhado da mulher de Ricardo que agora olhava para ele furiosamente. Gotas de suor desciam pelo rosto do marido traído e Antônio começou a sentir uma ponta de culpa.

- Seu safado! Vou acabar com você! - Gritou Ricardo, mantendo os olhos fixos em seu alvo.
- Deixa disso gente boa. Vai pra casa cuidar da sua esposa, - disse Antônio, enquanto se preparava para receber o próximo golpe.

Ele nunca havia saído com mulher de ninguém, pois sempre teve medo de estar em uma situação como a que se apresentava agora. Mas, Lindalva era irresistível e ele acabou seduzido pela moça.

O ataque seguinte foi tão rápido que, mesmo estando alerta, ele não conseguiu impedir que seu lábio inferior fosse atingido. O gosto de sangue veio logo a seguir e foi neste momento que decidiu acabar logo com aquilo, antes que coisa pior pudesse acontecer.

O infeliz, certamente, não estava preparado para o que ele faria a seguir. Antônio atirou-se em direção ao corpo de seu rival, fazendo com que os dois caíssem. A cabeça de Ricardo bateu no chão de ladrilho e ele ouviu um barulho abafado. A luta chegara ao fim. Ele apenas certificou-se que o pobre coitado ainda respirava e saiu, deixando sua cerveja pela metade.

- Lindalva nunca mais, - disse baixinho.

E então? Melhorou? O mais importante aqui é o fato de Antônio ter o ponto de vista e o leitor ver a cena através de seus olhos. A aproximação é total e o leitor entra na briga!

Ao escrever uma cena de luta, faça com que o leitor conheça o personagem que detém o ponto de vista. Mostre seus pensamentos, suas emoções e os motivos que o levaram a estar naquela situação. Isso irá gerar identificação com o personagem e trará mais vida para a cena. Este conceito vale para qualquer tipo de confronto, seja uma briga de bar ou um duelo com espadas.

Nos últimos capítulos de "Anjos e Demônios" de Dan Brown, existe uma cena de luta entre Langdon (o herói) e o "Assassin" (o vilão). O experiente escritor coloca o ponto de vista em Langdon e faz o leitor entrar na pele do herói. Os apuros vividos pelo personagem nesta cena deixam nossos nervos à flor da pele! Se você já leu o livro, volte nesta parte e identifique as técnicas usadas por Dan Brown. Se ainda não leu, eis um bom motivo!

Julio Rocha
avatar
Selina
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 119
Idade : 34
Emprego/lazer : Estudante, escritora
Humor : Feliz
Email : selina307@gmail.com
Data de inscrição : 10/09/2008

Ver perfil do usuário http://umaquestaodepalavras.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum