Uma questão de palavras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como Escrever o Miolo de uma História Interessante

Ir para baixo

Como Escrever o Miolo de uma História Interessante Empty Como Escrever o Miolo de uma História Interessante

Mensagem por Selina Qua Jun 10, 2009 4:49 am



Como conseguir um recheio que mantenha o leitor interessado até o final da história? O que fazer se sua trama está "patinando" e não chega a lugar algum? Vou tentar ajudá-lo com estas questões.

Quando comecei a escrever "Teia Negra", já sabia como seria o início e, principalmente, o final da história. O que eu não sabia, ainda, era o que colocar entre os dois. Acredito que esta seja uma das maiores dificuldades para um escritor: escrever o meio do livro. Para ser interessante, o livro precisa ter conteúdo interessante. Vou listar abaixo algumas dicas que recebi ao longo do processo e que me ajudaram bastante nesta tarefa:

1. Tenha controle sobre a trama. Saiba exatamente para onde você está indo e que o caminho tomado leve ao final desejado. Isso não significa que você deva ser previsível. Tenha na manga algumas viradas na trama, assim o leitor estará sempre na dúvida sobre o que irá acontecer. Pode ser um personagem que é bonzinho e, de uma hora para outra, mostre seu lado obscuro e cruel ou um fato novo que mude completamente os rumos de uma investigação. O importante é que o leitor tenha algumas surpresas pela frente.

2. Crie tramas paralelas, mas sempre relacionadas de alguma forma com a trama principal. Não exagere para não perder o controle e tenha o cuidado de fechar todas elas até o final do livro. Deixar uma sub-trama em aberto é um erro, já que o leitor ficará frustrado por não saber o desfecho da situação.

3. Você, provavelmente, não irá conseguir manter o mesmo ritmo o tempo todo. é natural e até desejável, que a história tenha seus altos e baixos. Depois de uma cena tensa, você pode relaxar um pouco e deixar o leitor respirar por alguns instantes. Só não esqueça de manter sempre a "ação", caso contrário o livro poderá ficar chato.

4. Se você estiver enfrentando um bloqueio e não consegue avançar, escreva sem se preocupar muito com a qualidade. Tente pensar no que levaria a trama adiante e escreva. Depois, durante as revisões, você terá oportunidade de lapidar o texto e torná-lo mais interessante. O importante aqui é quebrar o bloqueio e ir em frente.

Espero que isso ajude. No meu caso, ajudou muito. Consegui criar uma trama em "Teia Negra" que mantém o leitor grudado no livro até a última página. No final das contas, o que importa é divertir e surpreender o leitor!
Julio Rocha
Selina
Selina
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 119
Idade : 41
Emprego/lazer : Estudante, escritora
Humor : Feliz
Email : selina307@gmail.com
Data de inscrição : 10/09/2008

https://umaquestaodepalavras.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos