Uma questão de palavras
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Mensagem por Selina Qua maio 06, 2009 2:23 pm

Como melhorar a dicção?
Para este problema encontrei a leitura de trava-línguas, a sua leitura ajuda definitivamente a exercitar a boca e melhorar a oralidade.

O DESINQUIVINCAVACADOR DAS CARAVELARIAS DESINQUINVACAVARIA AS CAVIDADES QUE DEVERIAM SER DESINQUINCAVACADAS

TRÊS PRATOS DE TRIGO PARA TRÊS TIGRES TRISTES.


NÃO CONFUNDA ORNITORRINCO COM OTORRINOLARINGOLOGISTA, ORNITORRINCO COM ORNITOLOGISTA, ORNITOLOGISTA COM OTORRINOLARINGOLOGISTA, PORQUE ORNITORRINCO É ORNITORRINCO, ORNITOLOGISTA É ORNITOLOGISTA E OTORRINORALINGOLOGISTA É OTORRINOLARINGOLOGISTA.


O ORIGINAL NUNCA SE DESORIGINOU E NEM NUNCA SE DESORIGINALIZARÁ.
NUM NINHO DE MAFAGAFOS, CINCO MAFAGAFINHOS HÁ! QUEM OS DESMAFAGAFIZÁ-LOS, UM BOM DESMAFAGAFIADOR SERÁ.


DISSERAM QUE NA MINHA RUA TEM PARALELEPÍPEDO FEITO DE PARALELOGRAMOS. SEIS PARALELOGRAMOS TEM UM PARALELEPÍPEDO. MIL PARALELEPÍPEDOS TEM UMA PARALELEPIPEDOVIA. UMA PARALELEPIPEDOVIA TEM MIL PARALELOGRAMOS. ENTÃO UMA PARALELEPIPEDOVIA É UMA PARALELOGRAMOLÂNDIA?


SABENDO O QUE SEI E SABENDO O QUE SABES E O QUE NÃO SABES E O QUE NÃO SABEMOS, AMBOS SABEREMOS SE SOMOS SÁBIOS, SABIDOS OU SIMPLESMENTE SABEREMOS SE SOMOS SABEDORES.


PERLUSTRANDO PATÉTICA PETIÇÃO PRODUZIDA PELA POSTULANTES, PREVEMOS POSSIBILIDADE PARA PREVENCÊ-LA, PORQUANTO PARECEM PRESSUPOSTOS PRIMÁRIOS PERMISSÍVEIS PARA PROPUGNAR PELO PRESENTE PLEITO, POIS PREJULGAMOS PUGNA PRETÁRIA PERFEITÍSSIMA.

NÍVEL FÁCIL:
1. Xuxa! A Sasha fez xixi no chão da sala.
2. O rato roeu a roupa do Rei de roma a rainha com raiva resolveu remendar.
3. Três pratos de trigo para três tigres tristes.
4. O original nunca se desoriginou e nem nunca se desoriginalizará.
5. Qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce? Respondi que o
doce que é mais doce que o doce de batata doce é o doce que é feito com o
doce do doce de batata doce.

NÍVEL MÉDIO:
1. Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não
sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos
se somos sabedores.
2. O tempo perguntou ao tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo
respondeu ao tempo que não tem tempo para dizer ao tempo que o tempo do
tempo é o tempo que o tempo tem.
3. Em baixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto
pia!
4. A sábia não sabia que o sábio sabia que o sabiá sabia que o sábio não
sabia que o sabiá não sabia que a sábia não sabia que o sabiá sabia
assobiar.

NÍVEL DIFÍCIL:
1. Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los,
um bom desmafagafizador será.
2. O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades
que deveriam ser desinquivincavacadas.
3. Perlustrando patética petição produzida pela postulante, prevemos
possibilidade para pervencê-la porquanto perecem pressupostos primários
permissíveis para propugnar pelo presente pleito pois prejulgamos pugna
pretárita perfeitíssima.
4. Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com
ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque
ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e
otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
5. Disseram que na minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos. Seis
paralelogramos tem um paralelepípedo. Mil paralelepípedos tem uma
paralelepipedovia. Uma paralelepipedovia tem mil paralelogramos. Então uma
paralelepipedovia é uma paralelogramolândia?

NÍVEL IMPOSSIVEL:
Verbo Tagarelar no Futuro do Pretérito
Eu tagarelaria
Tu tagarelarias
Ele tagarelaria
Nós tagarelariamos
Vós tagarelarieis
Eles tagarelariam

Então como correu?
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Dicção como melhorar a sua Empty 10 dicas para melhorar a sua dicção

Mensagem por Selina Qua maio 06, 2009 2:24 pm

1- Em apresentações procure evitar esforços físicos intensos que podem levar a uma voz ofegante. A respiração é a responsável pela produção da voz, assim alterações nessa prejudicam sua apresentação.

2- A voz reflete a personalidade e os sentimentos. Se não estiver bem preparada, a voz, por meio de hesitações, pausas e velocidade alterada, poderá prejudicar seu discurso, demonstrando insegurança, nervosismo ou despreparo;

3- Articule as palavras de forma precisa. Pronuncie-as sem exageros;

4- Para facilitar a projeção da voz no ambiente e transparecer energia e clareza, possua um bom apoio respiratório, realize uma adequada abertura de boca, use as inflexões, olhe para o ambiente a que se quer projetar a voz.

5- Fale olhando sempre para o publico focalizando pontos na platéia. Fixe seu olhar acima dos olhos ou no fundo da sala. Direcione sua voz ao ambiente sem precisar gritar;

6- A entonação provoca efeito sobre o ouvinte. Sustente a entonação no agudo quando não quiser ser interrompido, ao finalizar o pensamento diminua mantenha um tom mais grave. As inflexões evitam interpretações ambíguas e torna o discurso envolvente;

7- A ênfase da frase deve ser dada à palavra que seja considerada mais importante na mensagem, mas sem exageros,

8- Domine o assunto, se prepare teatralizando anteriormente. O domínio do assunto fortalece a autoconfiança e evita hesitação como os famosos "brancos";

9- O aquecimento vocal favorece o relaxamento dos músculos responsáveis pela voz e pela mímica facial transmitindo mais tranqüilidade. Existem técnicas para realizar o aquecimento vocal, por exemplo vibrar a língua e os lábios.

10- Existe uma distancia e um posicionamento adequado para se falar ao microfone. Posicione-o na distancia de um palmo a frente do queixo e transmita a mensagem em intensidade habitual;

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