Dicas para Candidatos a escritores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicas para Candidatos a escritores

Mensagem por Selina em Qui Out 01, 2009 10:13 am

Candidatos a escritores

Escrever um livro não é o mesmo que escrever uns textos bonitinhos e publicá-los num blogue. Mesmo quando se tem êxito nessa forma de comunicação e se possui um bom domínio da língua portuguesa, escrever um livro é uma tarefa bem mais complexa e exigente que a de escrever pequenos textos soltos sobre o que nos vem à cabeça. Os blogues são como os diários em papel que se usavam antes para anotar todas as pequenas e grandes ideias que nos ocorriam.
Por isso decidimos incluir aqui algumas dicas que vos ajudarão se estiverem mesmo interessados em escrever um livro com a intenção de o publicar.

O tema

Escusado será dizer que o tema do livro deve ser sempre alguma coisa ou realidade que conheçamos bem, para não corrermos o risco de dissertar sobre aquilo que desconhecemos.

Anotações

As ideias não chegam todas ao mesmpo tempo e têm alguma tendência para se ir alterando com o passar do tempo e de acordo com as nossas conveniências. Aconselha-se, portanto, o uso de um pequeno bloco ou caderno para anotar aquilo que nos lembramos que podemos incluir no material do livro, para não nos esquecermos depois e podermos consultar e trabalhar os pormenores da história que se vai formando na nossa cabeça.

Título

É uma coisa secundária, mas às vezes ajuda arranjarmos um título que sirva de ponto de partida para uma ideia. Na maior parte dos casos os primeiros títulos são uma desgraça e completamente descabidos quando se trata de apresentar o trabalho ao público. Mas são muitas vezes uma referência importante para o desenvolvimento do trabalho que nos propomos fazer.

Plano ou índice

Escrever um plano do livro ou determinar os seus capítulos, numa espécie de índice é essencial para mantermos sobre controlo a estrutura do trabalho. Mesmo que se alterem os seus nomes e a sua ordem, se apaguem uns e se acrescentem outros à medida que a escrita vai avançando, é uma ferramenta utilíssima para quem se propõe escrever mais do que dez inconsequentes linhas. Em cem ou quatrocentas páginas é essencial saber sempre de que se trata cada uma das partes do projecto.

Enredo

É indispensável arranjar um enredo consistente para contar uma história. E pensar em vários sub-enredos ou enredos paralelos que se vão desenrolando em torno da narrativa principal enriquece o trabalho e torna-o mais apelativo.

Trabalhar capítulos

Escreva todos os dias, durante pelo menos uma ou duas horas, mesmo que não aproveite muito do que escreveu. Trabalhe os capítulos um a um e estabeleça prazos para os completar. Definir objectivos ajuda a encarar o trabalho da escrita não apenas como algo que se faz nas horas vagas, mas como uma tarefa importante e que se deseja concluir.

Procurar opiniões

Arrange quem lhe leia o trabalho e lhe possa dar uma opinião sobre o que está a fazer. Mesmo que os leitores não sejam profissionais, dirão se acham a narrativa interessante ou não, se lhe encontram falhas e se comprariam um livro como o que está a escrever. Se os ouvir com atenção, saberá aproveitar as indicações que lhe dão sobre o seu trabalho e melhorá-lo.

Rever a escrita

No fim de cada capítulo, leia o que escreveu e procure corrigir os erros ortográficos, gramaticais, as repetições e tudo o que não ficou tão bom como queria. Embora esse trabalho tenha de ser repetido por profissionais, não há nada mais aborrecido que receber textos pouco cuidados para apreciação.

Apresentação

Além de uma apresentação visual cuidada, é importante a forma como se apresenta um original a uma editora. Evite os elogios a si próprio e ao seu trabalho. Preocupe-se em transmitir, em poucas linhas, a ideia geral da história e as suas principais características.
Resista à tentação de enviar sugestões para a capa. Cada editora tem uma linha gráfica própria e é horrível estar sempre a dizer que não se pode aproveitar o seu trabalho porque não tem pés nem cabeça assumir que se pode fazer melhor do que profissionais pagos só para fazerem o mesmo.

Rejeições

Não desista à primeira e continue a enviar o seu trabalho para apreciação. Aproveite as críticas que eventualmente lhe fizerem para melhorar o texto e volte a tentar. Raramente se dá o caso de se aceitar um livro logo à primeira.

Retirado do sitehttp://www.rumoresdenuvens.com
avatar
Selina
Admin
Admin

Feminino
Número de Mensagens : 119
Idade : 35
Emprego/lazer : Estudante, escritora
Humor : Feliz
Email : selina307@gmail.com
Data de inscrição : 10/09/2008

Ver perfil do usuário http://umaquestaodepalavras.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum